quinta-feira, 28 de abril de 2016

CÂNIONS - FORTALEZA E ITAIMBEZINHO/RS



CÂNIONS - FORTALEZA E ITAIMBEZINHO - Cambará do Sul RS

Cânion Fortaleza 

Foto:Flymanya
Cânion nada mais é do que uma fenda profunda e sinuosa cavada pela erosão do rio. Os Cânions da Fortaleza, do Malacara e do Faxinalzinho não perdem em beleza, cada um com a sua característica particular. Em São José dos Ausentes o Monte Negro, o Morro Agudo e o Cachoeirão dos Rodrigues aliam a prática do Ecoturismo com a tradição gaúcha nas casas de fazenda. Em Bom Jesus e Jaquirana a paisagem dos Campos de Cima da Serra proporcionam momentos mágicos. Há uma grande concentração de Araucárias (um dos símbolos da região) assim como plantas adaptadas ao clima local como aroeira e carvalho. O Lobo guará, a Gralha Azul, Curicaca, Jaguatirica e o Guaraxaim-do-campo são representantes da fauna local.

Cânion Fortaleza está localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul e é considerado um dos mais exuberantes da região. Possui 7,5 km de extensão 2000 metros de largura e a uma altitude de 1.240 m acima do nível do mar. Os paredões lembram as muralhas de um grande forte com suas pontes e torres originando o nome de Fortaleza. Para melhor visibilidade é necessário percorrer uma trilha de 1.700 m no Morro Fortaleza e é possível observar cerca de 95% do cânion.

Foto:Flymanya 


Foto:Flymanya 
Foto:Flymanya

Foto:Flymanya
Foto:Flymanya 
Foto:Flymanya

Foto:Flymanya




     Foto:Flymanya

Trilhas a ser visitadas:
  • ·        Trilha do Mirante – de onde é possível ver a grandiosidade do cânion e, em dias claros, avistamos o litoral que fazem parte do limite de estados do RGSul (Torres) e Santa Catarina
  • ·     Trilha da Cachoeira do Tigre Preto – onde despencam as águas do arroio Segredo e que permite que passamos pelo rio sobre as pedras até alcançar a Pedra do Segredo (lembrando que para este acesso, dependerá do nível do rio proporcionando ou não a ultrapassagem caminhando sobre o rio) se teve muita chuva, este nível estará alto e não podemos fazer a passagem porque não há estrutura suficiente para tanto.
  • ·       Pedra do Segredo – um bloco de rocha de 5 metros de altura, pesando 30 toneladas, equilibrada numa base de 50 centímetros.
Horário de Funcionamento:

Aberto de Terça a Domingo das 8 h às 17 h Telefones: (54) 3251.1277 e 3251.1262 
 E-mail: parnaaparadosdaserra@icmbio.gob.br

Ingressos: Visitação Gratuita

ATENÇÃO:

É proibido acampar, acender fogueira, fazer travessias e levar animais de estimação nos parques.

Cânion Itaimbezinho

Foto:Flymanya
Localizado no Parque Nacional de Aparatos da Serra e distante 18 km do centro de Cambará do Sul/RS em estrada de terra pedregosa.
O nome Itaimbezinho é de origem tupi-guarani que quer dizer:
Ita – pedra
Aimbé – cortada
Portanto, pedra cortada
O Itaimbezinho é uma cadeia de fendas ou ranhuras ou até mesmo peral como dizem os habitantes daqui e que se deu através de placas tectônicas que se mexeram e formaram os Canions. Elas foram separadas por milhares de anos e surgiu com o Oceano Atlântico junto com a Mata Atlântica quando o continente foi separado se tornando o Continente que é o hoje a nossa América. A mata atlântica veio com a umidade das chuvas e consequentemente veio as plantas e vegetações formando esta mata.
Foram de 13 a 25 derramamentos que foram se prepondo chegando a 1000 metros até a Serra do Rio do Rastro sendo o maior Cânion da América do Sul.
Os paredões existem a pelo menos 130 milhões de anos e tem 5,8000 m de extensão e uma largura que varia entre 200 a 600 m. A sua profundidade é de 720 m o que encanta a todos que visitam este parque.
Foto:Flymanya
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio - é hoje o responsável pela preservação deste parque.


Foto:Flymanya
Foto:Flymanya














Foto:Flymanya



















Foto:Flymanya















Trilhas a ser visitadas:

  • ·         Trilha do Vértice – trilha curta que vai da borda dos cânions até a queda da Cascata Andorinha
  • ·       Trilha do Cotovelo – 6,3 km esta trilha tem acesso a visão geral do Cânion com horário definida para a última saída as 15 h
  • ·    Trilha do Rio do Boi – Esta, uma trilha mais longa 8 km de ida e volta podendo durar até 7 h. É a única trilha que tem acesso no interior do Cânion. Ela parte da cidade de Praia Grande e há diversas travessias pelo Rio do Boi, dependendo do nível do rio.
Aconselhamos que a visitação a este parque seja com auxílio de condutores locais favorecendo a sua informação e também ajudando naquilo que pode e não deve fazer dentro do parque, sem contar da possibilidade de se perder já que o parque é grande e ainda falta indicações para lugares que podem e não ser visitados. Melhores informações assim como agências locais e guias de turismo e condutores locais que fazem o trabalho na região consulte a “Casa do Turista” pelo telefone (54) 3251.1320

Horário de funcionamento:

Aberto de Terça a Domingo das 8 h às 17 h Telefones: (54) 3251.1277 e 3251.1262 e   E-mail: parnaaparadosdaserra@icmbio.gob.br

Ingressos: $8,00 por pessoas, crianças até 7 anos e maiores de 60 anos não pagam. O estacionamento cobra uma taxa de $5,00 para carros e 10,00 para ônibus.


ATENÇÃO:

É proibido acampar, acender fogueira, fazer travessias e levar animais de estimação nos parques.

ACESSO AOS CÂNIONS

O acesso a estes Cânions, saindo de Cambará do Sul, se dá através de carros particulares e ônibus até determinado ponto e depois disso é caminhar. Para o Cânion Fortaleza, tomamos um ônibus mais rústico porque fomos por asfalto por um período e depois seguimos por estrada de terra pedregosa até o ponto de entrada no parque que a partir daí somente caminhando. Esta é uma caminhada mais curta com 3.400 m entre ida e volta fazendo somente o Mirante principal. Para conhecer a Pedra do Segredo, é necessário fazer mais uma caminhada passando sobre o rio segredo que dependendo do nível deste rio não é possível fazê-la.
Para visitar o Cânion do Itaimbezinho saindo de Cambará do Sul o acesso se dá por carros particulares ou ônibus, que no nosso caso, fomos com uma guia (Silvana) que nos levou em um ônibus mais apropriado para andar em estradas de terra. Viajamos por 1 hora até chegar a entrada do parque. Neste local há um Centro de Visitantes do Itaimbezinho com salas, exposições e informações sobre as trilhas, banheiros públicos e água gelada (bebedouro) gratuitos. A partir daí você terá as informações necessárias para a visitação aos locais desejados. Para a principal trilha onde está o Cânion Itaimbezinho é necessário uma caminhada de 6000 m entre ida e volta sendo as outras trilhas mais curtas e fáceis de visitação.
Neste passeio, eu fiz o que chamamos de bate e volta, quer dizer, fizemos os dois Cânions no mesmo dia, mas o ideal é fazê-los, cada um em um dia. Desta forma você se cansa menos e poderá fazer todas as trilhas sugeridas pela Casa do Turista.
Saímos de Carlos Barbosa às 4 h da manhã e chegamos em Cambará do Sul por volta das 7 h. A distância é de aproximadamente 200 km. Chegando em Cambará fomos direto para o nosso café da manhã campeiro já que Cambará do Sul se vive muito do rústico, do campeiro, daquele que lida com a terra, com o cavalo, enfim...uma cidadezinha bem pequena com aproximadamente 6600 habitantes e que neste período fica cheia de turistas que vem em busca das lindas paisagens destes Cânions. Visitamos primeiro o Cânion Fortaleza, voltamos a Cambará pra almoçarmos e a tarde fomos visitar o Cânion Itaimbezinho. Para tanto utilizamos de um Restaurante que é o Galpão Costaneira todo feito em madeira em estilo rústico e que habitualmente serve o café da manhã e o almoço campeiro a visitantes que vem por 1 dia fazer a visitação aos cânions.
O café da manhã é reforçado com café, leite, pães e bolos de vários tipos, salgados, doces, geleias, manteiga, nata e feijão tropeiro ... afinal vamos caminhar bastante...rss
O almoço é com Buffet de comida campeira, buffet de saladas, sobremesas regionais, Carnes grelhadas, queijo derretido e linguiça.
Foto:Flymanya

Foto:Flymanya
Foto:Flymanya
Foto:Flymanya

Foto:Flymanya


O Restaurante Galpão Costaneira fica na rua Dona Úrsula, 1069 no centro de Cambará do Sul/RS. O atendimento é diário das 11 h 30 às 15 h e das 19 h 30 m às 22 h. Tudo sob agendamento já que o café da manhã por exemplo é servido quando é solicitado com antecedência.
Preços: Café da Manhã - $ 15,00 por pessoa
            Almoço e jantar: Buffet livre $33,00 por pessoa
                                     Com grelhado e picanha
                                     Com filet, linguiça e queijo $ 48,00 por pessoa
*Estes preços são de abril/2016 podendo sofrer alterações posteriormente.
Há também no local uma variedade de produtos coloniais a venda como vinhos, suco de uva, queijo serrano, mel e outros ... além de Música ao vivo com a participação de um gaiteiro tocando músicas nativistas típicas do Rio Grande do Sul. 

CAMBARÁ DO SUL / RS

Localizada a 185 km de Porto Alegre, esta cidade é o local de acesso a uma das mais lindas belezas naturais do estado do Rio Grande do Sul porque é aqui que está a sede dos Parques: Parque Nacional de Aparados da Serra onde localiza o Cânion Fortaleza e Parque Nacional da Serra Geral onde está o Cânion do Itaimbezinho, ambos com acesso por estradas de terras pedregosas. A cidade tem por volta de 6.600 habitantes (IBGE 2005). A palavra Cambará vem da origem tupi-guarani que significa “Folha de Casca Rugosa” É o nome de uma árvore típica da região que se encontra na praça central da cidade e com suas folhas verde-claro são conhecidas pelo poder medicinal com fácil combates a gripes e tosses fortes. É conhecida como a capital dos cânions e do mel. O clima é de inverno rigoroso o que favorece a o acolhimento junto ao fogão a lenha para desfrutar da grande quantidade de pinhão existente na região, do chimarrão e do churrasco. Com o clima frio há também em alguns anos a possibilidade de neve e constante neblina o que muitas vezes impossibilita a visibilidade aos Cânions. Sendo assim é preciso também muita sorte ao visitar a região porque quando há neblina é impossível ver os cânions, portanto, há de ter um planejamento para usufruir destas belezas naturais da região.  O Ecoturismo é uma das economias da cidade e há possibilidades de outros passeios como caminhadas pelas belas paisagens rurais, cachoeiras, rios, florestas da Mata Atlântica cheia de araucárias e clima de montanha, registrando recordes de baixas temperaturas durante o inverno.
Com 42 mil hectares de mata nativa, Cambará do Sul tem uma produção de mel diferenciada A diversidade de florações permite a extração de mel de flores silvestres, tanto o branco quanto o amarelo, e o melado, que é oriundo da secreção da coxonilha que parasita a bracatinga.
O Centro Cultural Dr. Santo Bornéo: fica em frente à Praça São José e em seu prédio funcionam a secretaria municipal de turismo, o centro de informações, a biblioteca, o museu e o artesanato. A casa foi construída em 1935. Os primeiros moradores foram da família Vóges. O local já funcionou como escola, pensão (hotel), clube, bar, prefeitura e câmara de vereadores. Em dezembro de 1998, o prédio foi revitalizado pela ONG Projeto Curicaca e transformado em Centro Cultural.
Nos meses de março e abril 2012, a colheita do mel, com uma estimativa de produção 150% superior à da última safra aconteceu. A atividade envolve 120 famílias no município, que comemoraram a boa safra do ano.
A cidade de Cambará do Sul possui hoje duas agências bancárias: 
Banrisul e Sicredi.

Algumas sugestões de hotéis e pousadas para aqueles que preferem desfrutar com mais tempo dos Cânions e de toda a região.

Hotéis:
·         Cambará Eco Hotel
·         Parador Casa da Montanha Ecovillage
·         Pousada Recanto das Gralhas
·         Pousada Bela Vista
·         Pousada Paraíso
·         Pousada Aparados
Moradora dos Cânions 



















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário